A Importância Da Atenção Farmacêutica Em Pacientes Hipertensos e Diabéticos Atendidos Em Ambulatótio Multiprofissional.compressed

Authors

  • MAURÍLIO CASTRO BIANCHI Universidade de Ribeirão Preto (Unaerp)
  • LEONARDO R. L. PEREIRA Universidade De Ribeirão Preto (Unaerp)
  • MARINA ELISA COSTA BAPTISTA Universidade De Ribeirão Preto (Unaerp)
  • DERMEVAL DE CARVALHO Universidade De Ribeirão Preto (Unaerp)

Abstract

A ATENÇÃO FARMACÊUTICA TEM-SE MOSTRADO UMA FERRAMENTA IMPORTANTE PARA INTRODUZIR, NOVAMENTE, O FARMACÊUTICO COMO MEMBRO INTEGRANTE DA EQUIPE DE SAÚDE, E POR CONSEGUINTE, ESTREITAR AS RELAÇÕES COM O PACIENTE, SENDO ESTE O PRINCIPAL BENEFICIADO DESSA NOVA TENDÊNCIA. O CONCEITO DE ATENÇÃO FRAMACÊUTICA FOI DISCUTIDO, DUARNTE A CONFERÊNCIA DA ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE SAÚDE (OMS), NA CIDADE DE TÓQUIO, EM 1993, E DEFINIDO COMO CONJUNTO DE ATITUDES, COMPORTAMENTOS, COMPROMISSOS, INQUEIETUDES, VALORES ÉTICOS, FUNÇÕES, CONHECIMENTOS, RESPONSABILIDADES E DESTREZA DO FARMACÊUTICO NA PRESTAÇÃO DA FARMACOTERAPIA, COM O OBJETIVO DE LOGRAR RESULTADOS TERAPÊUTICOS QUE CONTRIBUAM COM A MELHORIA DA SAÚDE E DA QUALIDADE DE VIDA DO PACIENTE.

 SEGUNDO HEPLER E STRAND, 1990, A ATENÇÃO FARMACÊUTICA É UM ELEMENTO NECESSÁRIO DA ASSISTÊNCIA SANITÁRIA, E É PROPORCIONADA PARA O BENEFÍCIO DIRETO DOS PACIENTES, BUSCANDO MELHORAR A QUALIDADE DE VIDA DOS MESMOS, ATRAVÉS DA IDENTIFICAÇÃO, PREVENÇÃO E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS RELACIONADOS AOS MEDICAMENTOS (PRM). SEGUNDO OS MESMOS AUTORES, O FARMACÊUTICO É REPONSÁVEL PELA QUALIDADE DESSA ASSISTÊNCIA.

O PRM PODE SER DEFINIDO COMO UM PROBLEMA DE SAÚDE, VINCULADO À FARMACOTERAPIA, E QUE INTERFERE, OU PODE INTERFERIR, SOBRE OS RESULTADOS ESPERADOS NA CURA DO PACIENTE. O FARMACÊUTICO, DENTRO DA EQUIPE DE SAÚDE, É O MAIS INDICADO PARA IDENTIFICAR E SOLUCIONAR OS PRMS, QUE EVENTUALMENTE POSSAM SURGIR DURANTE UM TRATAMENTO FARMACOLÓGICO.

How to Cite

BIANCHI, M. C., PEREIRA, L. R. L., COSTA BAPTISTA, M. E., & DE CARVALHO, D. (2015). A Importância Da Atenção Farmacêutica Em Pacientes Hipertensos e Diabéticos Atendidos Em Ambulatótio Multiprofissional.compressed. Infarma - Pharmaceutical Sciences, 15(4/6), 75–77. Retrieved from https://revistas.cff.org.br/infarma/article/view/818

Issue

Section

Original article