A Importância Da Atenção Farmacêutica Em Pacientes Hipertensos e Diabéticos Atendidos Em Ambulatótio Multiprofissional.compressed
Resumo
A ATENÇÃO FARMACÊUTICA TEM-SE MOSTRADO UMA FERRAMENTA IMPORTANTE PARA INTRODUZIR, NOVAMENTE, O FARMACÊUTICO COMO MEMBRO INTEGRANTE DA EQUIPE DE SAÚDE, E POR CONSEGUINTE, ESTREITAR AS RELAÇÕES COM O PACIENTE, SENDO ESTE O PRINCIPAL BENEFICIADO DESSA NOVA TENDÊNCIA. O CONCEITO DE ATENÇÃO FRAMACÊUTICA FOI DISCUTIDO, DUARNTE A CONFERÊNCIA DA ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE SAÚDE (OMS), NA CIDADE DE TÓQUIO, EM 1993, E DEFINIDO COMO CONJUNTO DE ATITUDES, COMPORTAMENTOS, COMPROMISSOS, INQUEIETUDES, VALORES ÉTICOS, FUNÇÕES, CONHECIMENTOS, RESPONSABILIDADES E DESTREZA DO FARMACÊUTICO NA PRESTAÇÃO DA FARMACOTERAPIA, COM O OBJETIVO DE LOGRAR RESULTADOS TERAPÊUTICOS QUE CONTRIBUAM COM A MELHORIA DA SAÚDE E DA QUALIDADE DE VIDA DO PACIENTE.
SEGUNDO HEPLER E STRAND, 1990, A ATENÇÃO FARMACÊUTICA É UM ELEMENTO NECESSÁRIO DA ASSISTÊNCIA SANITÁRIA, E É PROPORCIONADA PARA O BENEFÍCIO DIRETO DOS PACIENTES, BUSCANDO MELHORAR A QUALIDADE DE VIDA DOS MESMOS, ATRAVÉS DA IDENTIFICAÇÃO, PREVENÇÃO E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS RELACIONADOS AOS MEDICAMENTOS (PRM). SEGUNDO OS MESMOS AUTORES, O FARMACÊUTICO É REPONSÁVEL PELA QUALIDADE DESSA ASSISTÊNCIA.
O PRM PODE SER DEFINIDO COMO UM PROBLEMA DE SAÚDE, VINCULADO À FARMACOTERAPIA, E QUE INTERFERE, OU PODE INTERFERIR, SOBRE OS RESULTADOS ESPERADOS NA CURA DO PACIENTE. O FARMACÊUTICO, DENTRO DA EQUIPE DE SAÚDE, É O MAIS INDICADO PARA IDENTIFICAR E SOLUCIONAR OS PRMS, QUE EVENTUALMENTE POSSAM SURGIR DURANTE UM TRATAMENTO FARMACOLÓGICO.Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons by NC ND que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).