O CUIDADO FARMACÊUTICO NA EDUCAÇÃO DE PACIENTES USUÁRIOS DE DISPOSITIVOS MÉDICOS
DOI:
https://doi.org/10.14450/2318-9312.v32.e3.a2020.pp204-222Palavras-chave:
Cuidados Farmacêuticos, dispositivos médicos, educação em saúde, caneta para injeção de insulina, dispositivos inalatórios, auto irrigação de colostomiaResumo
A prática de técnicas incorretas no que diz respeito à classe das “tecnologias assistivas” pode trazer sérias complicações ao indivíduo, como eventos graves de sub ou superdosagem (relacionados, respectivamente, a uma possível falta de efetividade ou exacerbação de resposta). No momento da dispensação de tais produtos, o farmacêutico pode contribuir com melhoria da experiência do paciente e a Educação em Saúde. O objetivo deste estudo foi analisar o atual cenário da utilização de dispositivos médicos pelos próprios usuários, focar nas implicações de sua incorreta realização e destacar oportunidades de atuação do farmacêutico no medicaensinamento de técnicas corretas de utilização. Considerando a expressividade das doenças aos quais estão associados, escolheu-se os seguintes dispositivos: canetas para injeção de insulina; dispositivos para inalação com pó seco e aparelhos para nebulização de medicamentos; e, sistemas de irrigação para colostomia. Foi realizada revisão bibliográfi ca do tipo narrativa dos últimos 20 anos de artigos publicados em inglês, português e espanhol, consultados nas bases de dados SciELO, PubMed, Web of Science e Science Direct, além de revistas/jornais de grande circulação e sites de instituições nacionais e internacionais, respeitando o limite de aproximadamente 2-4 publicações por tema. Os artigos selecionados demonstraram as implicações da má utilização dos referidos dispositivos e discutiram o impacto de intervenções realizadas por profissionais da saúde, principalmente os farmacêuticos, na educação dos usuários de tais produtos, com melhoria da qualidade de vida. Foi possível compreender a importância da Educação em Saúde e verificar a oportunidade do farmacêutico no estabelecimento de planos educacionais nesse cenário.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons by NC ND que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).