INVESTIGAÇÃO DA SUSPEITA DE DESVIO DE QUALIDADE EM UMA SOLUÇÃO INJETÁVEL DE CITRATO DE FENTANILA
DOI:
https://doi.org/10.14450/2318-9312.v27.e3.a2015.pp191-194Palavras-chave:
análise fiscal de produtos, fentanila, cromatografia líquida, dosagem.Resumo
A fentanila é um fármaco analgésico de uso hospitalar indicado principalmente como componente da anestesia. Devido a uma queixa técnica de um hospital de São Paulo apontando a ineficácia terapêutica de uma solução injetável de citrato de fentanila após o uso na anestesia, amostras do produto foram coletadas pela Vigilância Sanitária para análise. O objetivo deste trabalho foi realizar ensaios físico-químicos nas amostras, com prioridade para identificação e teor do fármaco, utilizando um cromatógrafo líquido de alta eficiência equipado com detector de arranjo de diodos. Os dois lotes analisados apresentaram identificação positiva para citrato de fentanila e 97,30% do teor declarado do fármaco; resultados satisfatórios em relação ao especificado pelo fabricante do produto. Assim, foi possível excluir desvios no teor do fármaco como a causa da ineficácia terapêutica, indicando a necessidade de investigações complementares e levantando maiores discussões sobre o caso.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons by NC ND que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).