AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DE COMPRIMIDOS REVESTIDOS DE DICLOFENACO SÓDICO DISPENSADOS PELA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE SÃO PAULO,SP,BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.14450/2318-9312.v28.e3.a2016.pp185-190Palavras-chave:
diclofenaco, comprimidos com revestimento entérico, liberação controlada de fármacos, saúde pública, monitoramento de medicamentosResumo
O diclofenaco é o anti-inflamatório não esteroide (AINE) mais prescrito mundialmente. Comprimidos de diclofenaco sódico com revestimento gastro-resistente foram desenvolvidos com o objetivo de reduzir o risco de efeitos adversos gastrointestinais comumente associados com o uso de AINEs. O Programa Municipal de Verificação da Qualidade de Medicamentos da Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo avalia a qualidade de comprimidos revestidos de diclofenaco sódico distribuídos pela Prefeitura. O objetivo deste trabalho foi verificar a qualidade de comprimidos de diclofenaco sódico distribuídos em unidades de saúde municipais no ano de 2013 através de ensaios físico-químicos farmacopeicos. Foram realizados os ensaios de aspecto, variação de peso, identificação e teor de diclofenaco sódico, uniformidade de doses unitárias e dissolução. O ensaio de dissolução ocorreu em duas etapas (ácida e básica), possibilitando avaliar a qualidade do revestimento no que diz respeito ao local de liberação do princípio ativo. As amostras de diclofenaco sódico analisadas apresentaram resultados satisfatórios. O monitoramento de medicamentos distribuídos pela rede pública de saúde é uma importante ação de vigilância sanitária. A avaliação da qualidade de comprimidos revestidos de diclofenaco sódico se faz relevante para garantir a eficácia e segurança do tratamento farmacológico, sobretudo por se tratar de uma forma farmacêutica de liberação modificada.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons by NC ND que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).