PERFIL DOS EGRESSOS DE FARMÁCIA DE UMA FACULDADE DE SAÚDE

Autores

  • Elice Maria da Silva Faculdade Pernambucana de Saúde Avenida Mal. Mascarenhas de Morais, 4861, Imbiribeira, Recife-PE CEP: 51.150-000
  • Larissa Negromonte Arruda de Azevedo Faculdade Pernambucana de Saúde Avenida Mal. Mascarenhas de Morais, 4861, Imbiribeira, Recife-PE CEP: 51.150-000
  • Elisangela Christhianne Barbosa da Silva Gomes Faculdade Pernambucana de Saúde Avenida Mal. Mascarenhas de Morais, 4861, Imbiribeira, Recife-PE CEP: 51.150-000
  • Ivana Gláucia Barroso da Cunha Faculdade Pernambucana de Saúde Avenida Mal. Mascarenhas de Morais, 4861, Imbiribeira, Recife-PE CEP: 51.150-000
  • Bruno Hipólito da Silva Faculdade Pernambucana de Saúde Avenida Mal. Mascarenhas de Morais, 4861, Imbiribeira, Recife-PE CEP: 51.150-000
  • Flavia Patrícia Morais de Medeiros Faculdade Pernambucana de Saúde Avenida Mal. Mascarenhas de Morais, 4861, Imbiribeira, Recife-PE CEP: 51.150-000

DOI:

https://doi.org/10.14450/2318-9312.v31.e4.a2019.pp259-270

Palavras-chave:

formação profissional, educação em Farmácia, aprendizagem

Resumo

O objetivo deste estudo foi analisar o perfil e a percepção do egresso de Farmácia quanto à influência do currículo de graduação em sua atuação profissional, o que possibilita também atender às necessidades do mercado diante das atuais transformações. Foi desenvolvida uma pesquisa descritiva e exploratória que abordou os aspectos de formação na graduação, partindo dos conhecimentos dos egressos do curso de Farmácia de uma faculdade privada, especializada em Saúde, que utiliza o método Aprendizagem Baseada em Problemas, em Recife, Nordeste do Brasil. Os resultados obtidos contemplaram a opinião de 38 egressos (34,86%) de turmas com conclusão de graduação entre 2011.2 a 2017.1. Desses, 97,37% avaliaram o método como sendo um diferencial na sua formação e 100% afirmaram que a dinâmica de grupo tutorial o tornou mais crítico. Outro ponto destacado pelos egressos (97,37%) foi a inserção nos estágios ao longo da formação. 78,95% dos egressos entraram no mercado de trabalho imediatamente após a graduação. Como pontos para melhoria do Projeto Pedagógico do Curso, foram destacados o incentivo à pesquisa (2,63%), à extensão (2,63%) e a abordagem da Química em tutorias (7,89%). Os diferenciais curriculares na graduação colaboraram para o desempenho profissional dos egressos no mercado de trabalho e que o retorno dado poderá auxiliar na melhoria da gestão e avaliação do Projeto Pedagógico do Curso.

Biografia do Autor

Elice Maria da Silva, Faculdade Pernambucana de Saúde Avenida Mal. Mascarenhas de Morais, 4861, Imbiribeira, Recife-PE CEP: 51.150-000

Graduanda em Farmácia na Faculdade Pernambucana de Sáude.

Larissa Negromonte Arruda de Azevedo, Faculdade Pernambucana de Saúde Avenida Mal. Mascarenhas de Morais, 4861, Imbiribeira, Recife-PE CEP: 51.150-000

Farmacêutica

Elisangela Christhianne Barbosa da Silva Gomes, Faculdade Pernambucana de Saúde Avenida Mal. Mascarenhas de Morais, 4861, Imbiribeira, Recife-PE CEP: 51.150-000

Farmacêutica coordenadora de tutor do curso de Farmácia da Faculdade Pernambucana de Saúde

Ivana Gláucia Barroso da Cunha, Faculdade Pernambucana de Saúde Avenida Mal. Mascarenhas de Morais, 4861, Imbiribeira, Recife-PE CEP: 51.150-000

Farmacêutica coordenadora de tutor do curso de Farmácia da Faculdade Pernambucana de Saúde

Bruno Hipólito da Silva, Faculdade Pernambucana de Saúde Avenida Mal. Mascarenhas de Morais, 4861, Imbiribeira, Recife-PE CEP: 51.150-000

Membro da equipe de TIC da FPS - Coordenador do Ensino à Distância (EAD) da Faculdade Pernambucana de Saúde

Flavia Patrícia Morais de Medeiros, Faculdade Pernambucana de Saúde Avenida Mal. Mascarenhas de Morais, 4861, Imbiribeira, Recife-PE CEP: 51.150-000

Farmacêutica - Coordenadora do Curso de Farmácia da Faculdade Pernambucana de Saúde

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Publicado

2019-12-31

Como Citar

da Silva, E. M., Arruda de Azevedo, L. N., Barbosa da Silva Gomes, E. C., Barroso da Cunha, I. G., da Silva, B. H., & Morais de Medeiros, F. P. (2019). PERFIL DOS EGRESSOS DE FARMÁCIA DE UMA FACULDADE DE SAÚDE. Infarma - Ciências Farmacêuticas, 31(4), 259–270. https://doi.org/10.14450/2318-9312.v31.e4.a2019.pp259-270

Edição

Seção

Artigo Original