ADESÃO À FARMACOTERAPIA: DESENVOLVIMENTO DE FERRAMENTAS GRÁFICAS QUE AUXILIEM NO USO RACIONAL DO TACROLIMO TÓPICO
DOI:
https://doi.org/10.14450/2318-9312.v34.e2.a2022.pp181-192Palavras-chave:
adesão farmacoterapêutica, ferramentas gráficas, tacrolimo tópicoResumo
Para o controle efetivo de muitas doenças, em especial as crônicas, o componente mais importante é a adesão à farmacoterapia. Durante o atendimento farmacêutico realizado na Farmácia Universitária (FU) da Faculdade de Farmácia da Universidade Federal do Rio de Janeiro, foi constatado o retorno prematuro dos usuários do medicamento tacrolimo na forma farmacêutica pomada, constituindo-se de uma falha na correta utilização do mesmo e no provável processo de adesão à farmacoterapia. Assim, o objetivo do trabalho foi desenvolver ferramentas gráficas ilustrativas especialmente criadas para o uso do medicamento tacrolimo por pacientes atendidos na FU, com o intuito de otimizar a utilização e a consequente adesão à farmacoterapia. Como metodologia, foi realizado um levantamento bibliográfico sobre o medicamento que embasou a criação das ferramentas gráficas. No atendimento farmacêutico na FU pode-se constatar as dificuldades enfrentadas pelos pacientes quanto ao uso do medicamento. Como resultado, o desenvolvimento dos materiais gráficos, folder e cartaz embasados nas demandas apresentadas, foram eficientes na complementação da comunicação já existente no atendimento farmacêutico, contribuindo como um meio adicional para a literacia em saúde e para o uso racional do medicamento, com consequente melhora na adesão ao tratamento.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons by NC ND que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).