A AVALIAÇÃO DAS NOTIFICAÇÕES DE ACIDENTES COM EXPOSIÇÃO À MATERIAL BIOLÓGICO NA REGIÃO DO MÉDIO ARAGUAIA/MT
DOI:
https://doi.org/10.14450/2318-9312.v26.e1.a2014.pp67-72Palavras-chave:
Acidentes ocupacionais, saúde do trabalhador, exposição a agentes biológicosResumo
Foi realizado um estudo descritivo com o objetivo de descrever as exposições ocupacionais a material biológico ocorridas na região do Médio Araguaia/MT, envolvendo dez municípios. Foram analisadas as notificações contidas no SINAN NET (Sistema de Informação de Agravos de Notificação do Estado de Santa atarina) no período de 2007 a 2011, totalizando 69 fichas de notificação. As maiores ocorrências foram no ano de 2011 e representaram 40,6% das notificações. Houve predominância do gênero feminino (82,6%), sendo que as agulhas com lúmen foram os agentes causais de 62,4% dos acidentes notificados. Foi observado um maior número de notificações de acidentes com material biológico entre profissionais com menos de dois anos de experiência (33,3%), e uma minoria relatou a falta de uso de equipamentos de proteção individual (5,8%). Acredita-se que o conhecimento acerca dos fatores que a usam os acidentes poderá servir de referência para adoção de medidas que visam melhorar a qualidade de vida e os serviços prestados por esses profissionais.Downloads
Publicado
2014-03-31
Como Citar
Souza, A. C. R., Brune, M. W., & Brune, M. F. S. S. (2014). A AVALIAÇÃO DAS NOTIFICAÇÕES DE ACIDENTES COM EXPOSIÇÃO À MATERIAL BIOLÓGICO NA REGIÃO DO MÉDIO ARAGUAIA/MT. Infarma - Ciências Farmacêuticas, 26(1), 67–72. https://doi.org/10.14450/2318-9312.v26.e1.a2014.pp67-72
Edição
Seção
Artigo Original
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons by NC ND que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).